Quando falamos em cabelo, surgem muitas dúvidas do que realmente é verdade ou mentira, e muitas vezes não conseguimos ter a certeza se estamos ou não a fazer bem à saude dos nossos fios. Mas, não receies, pois neste Dia da Mentira vamos de uma vez por todas retirar todas as tuas dúvidas! Preparada?

Descobre-10-mitos-e-verdades-sobre-os-cuidados-de-cabelo

  1. Para ter um cabelo comprido, não posso cortá-lo regularmente?

Mentira! As pontas duplas e espigadas são um dos problemas que podes encontrar quando ficas mais do que 3 a 4 meses sem o cortar. Por isso, essas pontas têm mesmo de ser cortadas para que o cabelo fique saudável, com melhor caimento e muito mais bonito - mesmo que estejas a deixar o cabelo crescer. O que podes e tens de fazer é prevenir, com bons produtos para o cuidado capilar. De qualquer forma, aparar as pontas pelo menos 3 a 4 vezes por ano é fundamental.

  1. Ao lavar o cabelo, terminar com água fria ajuda a dar mais brilho?

Verdade! A água fria ajuda a fechar as cutículas do fio de cabelo e a proporcionar mais brilho. A temperatura ideal para lavá-lo é com àgua fria a tépida. Cuidado com os banhos com a água muito quente, pois pode danificar o teu cabelo, mesmo que uses uma excelente linha de produto capilar.

  1. Dormir com o cabelo molhado faz mal?

Verdade! É o pior que podemos fazer aos nossos cabelos, pois deixa-os opacos e sem vida! Além de proporcionar um ambiente húmido no couro cabeludo, aumenta a probabilidade de fungos e bactérias, que ajuda no aumento da oleosidade, formação de caspa e até mesmo queda de cabelo. Senão tiveres tempo de secar o cabelo à noite, lava apenas pela manhã!

  1. Ao arrancar um fio de cabelo branco, nascem mais?

Mentira! A quantidade de cabelos brancos que nascem não depende deste acto, nem da alimentação ou cuidados que possamos ter. E, atenção: não é recomendado arrancares os cabelos brancos, pois este hábito pode prejudicar os folículos e provocar cabelos encravados. Por isso, aceita naturalmente e, se te incomodar, opte por pintar! Mas não te esqueças que mesmo os cabelos brancos ou pintados necessitam de uma boa hidratação e nutrição.

  1. Uma boa alimentação dá mais brilho e saúde aos meus cabelos?

Verdade! Desde crianças que sempre ouvimos dizer que somos o que comemos - e é a maior verdade que podes ouvir! Temos de ter uma alimentação rica em vitaminas, proteínas, ômegas e muita água (temos de estar bem hidratadas), para ajudar o cabelo a crescer saudável. Esta prática, conciliada com o uso de bons produtos capilares, é a receita garantida para teres um cabelo brilhante, macio e super saudável!

  1. Produtos com sal danificam o meu cabelo?

Mentira! Este é um dos maiores mitos que circulam pela internet. O sal não danifica o cabelo, pois como é solúvel em água, acaba por ser eliminado ao enxaguar. Este ingrediente está presente em muitos produtos, principalmente na fórmula de muitos champôs.

  1. A qualidade da água influencia na saúde dos nossos cabelos?

Verdade! A salinidade da água ou o seu pH alteram a saúde dos nossos cabelos, e em algumas vezes, dependendo da localização, pode piorar ou melhorar. Cada cidade tem um tratamento diferente da água, e a canalização da casa também tem influência.

8- Secar o cabelo com secador estraga-o?

Mentira! No entanto, terás de usar uma temperatura baixa e um bom protector de calor, para não teres uma irritação do couro cabeludo e danificares os fios de cabelo. Já conheces as nossas blindagens ? Temos opções para não deixares de usar o secador e manteres os cabelos cheios de brilho!

9 – O stress pode causar a queda de cabelo?

Verdade! O stress ou um acontecimento traumático podem duplicar ou até mesmo triplicar a queda de cabelo. Nestes casos, é importante abrandar o ritmo de vida, e muitas vezes procurar uma ajuda médica para reverter este efeito.

10- Lavar o cabelo todos os dias faz mal?

Verdade e Mentira! Não existe um número correcto de vezes para lavar o cabelo, porque depende muito do tipo de cabelo: se é oleoso, encaracolado, crespo, liso, ondulado... Depende também do clima e estilo de vida. Existem muitos factores, e não existem pesquisas científicas que comprovam que lavar o cabelo todos os dias faz mal. Desde que usemos produtos de qualidade, a princípio não existe nenhum problema. Não utilizes a água muito quente e usa sempre uma protecção para secares o cabelo. Assim, tudo corre bem!

Agora que estás mais informada dos mitos e verdades, coloca estes conhecimentos em prática, e se tiveres mais alguma dúvida, contacta-nos e teremos todo o gosto em ajudar-te! Partilha estas curiosidades com a tua família e amigos.

Publicado por Embelleze Europa em Por Embelleze Europa 0 comentário

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos

Adicionado à sua lista de desejos:
Você acabou de adicionar este produto ao carrinho:
×
Welcome Newcomer
Português
Português