Neste verão, usa protetor solar também nos teus cabelos!

É verão! As temperaturas já estão altas, os dias mais longos e o sol muito forte. Tudo isto convida-nos a ficar mais tempo ao ar livre, nas praias, piscinas e parques. E, todo o cuidado que temos ao usar protetor solar para cuidar e proteger a nossa pele, também deve ser aplicado nos cabelos.

Neste verão, usa protetor solar também nos teus cabelos!

Todos já sabemos que é necessário proteger a nossa pele do sol, mas, e o cabelo? Também passamos protetor solar? Os fios de cabelo também são vulneráveis, principalmente se passarmos muito tempo ao ar livre. Ele fica igualmente exposto aos estragos do sol, vento e poluição, e merecem tanta atenção quanto a tua pele. Protege-o do sol e evita um cabelo sem brilho, seco, quebradiço, e tem cuidado, pois existe uma maior probabilidade de ficares com as pontas espigadas e/ou com frizz.

Alguns dos estragos causados pela exposição solar, sem nenhuma proteção solar no teu cabelo, são:

  • Mudanças na cor: a melanina, o pigmento natural que dá cor ao cabelo, oferece-nos alguma proteção para combater os radicais livres, por exemplo. No entanto, a radiação UVA excessiva altera este pigmento, causando mudanças de cor. Isto acontece com todos os tipos de cabelo, embora o estrago seja mais visível nos cabelos claros, que contêm menos melanina. Atenção! A luz do sol seca igualmente o cabelo e desvanece qualquer pigmento de cor artificial no cabelo.
  • Danos estruturais: com a exposição à radiação UVB, os radicais livres atacam as proteínas do cabelo, em especial a queratina, que é o principal elemento componente da haste capilar. O sol degrada essa proteína, abre a cutícula dos fios e deixa o cabelo mais fraco e poroso. Este estrago é mais grave do que o efeito da radiação UVA. Para isso, tens uma excelente alternativa que é usares da nossa Recarga de Queratina da linha Novex Queratina Brasileira.

Agora que já sabes os estragos, seguem estas dicas para enfrentares o verão sem correres o risco de teres os cabelos danificados:

  • Evita te expores ao sol entre as 11 e as 16 horas. Estar à sombra, na praia, obriga também à aplicação de protetor solar (na pele e no cabelo!), pois existe irradiação pela areia.
  • Aplica um produto com proteção solar capilar quando te expuseres ao sol. Este produto protege o cabelo dos estragos do sol, mar e cloro e preserva a cor. Continua a ler e descobre quais são as nossas sugestões :)
  • Usa um chapéu. Os mais indicados são os de abas largas! Escolhe um chapéu com um material que permita que o cabelo e o couro cabeludo respirem. Também podes apanhar o cabelo e fazer uma trança, um penteado para cima, um rabo de cavalo ou cobri-lo com um lenço.
  • O cabelo molhado torna-se mais enfraquecido e mais vulnerável aos estragos. Ao tomares banho na praia ou na piscina, enxágua-o primeiro com água doce para proteger o cabelo da descoloração causada pela ação do cloro e do sal.
  • Hidrata o cabelo para evitares que ele fique excessivamente seco. Alguns especialistas no cuidado do cabelo recomendam a utilização de óleos. Para este fim, recomendamos muito o nosso Óleo Capilar Estilo AfroHair, que além de ter o fator de proteção, hidrata, controla o frizz e evita as pontas espigadas graças aos óleos de Rícino, Argan (Argão) e Linhaça.
  • É recomendável, desde já, investires na hidratação! Hidrata o cabelo uma vez por semana e quando exposeres os fios ao sol. Para isto, conta com a Máscara da nossa linha Novex Minha Praia com proteção solar que é, inclusive, compatível com o método Curly Girl. Que tem ainda Água de Coco e Chá Verde, que poderá ser usado para proteger o cabelo do sol, bem como hidratar ao enxáguares, ou ao aplicares depois de lavar o cabelo, enluvando os fios mecha por mecha, de modo a deixar agir durante 3 minutos e enxaguando de seguida. 
  • Já os produtos que protegem sem enxágue, que podem ser deixados no cabelo, são os mais indicados, uma vez que permanecem em contato com o fio durante mais tempo que os outros. Nesse caso, estamos a falar do nosso Creme de Pentear Estilo AfroHair que contém óleos de Rícino, Linhaça, Argan, Oliva, Macadâmia, Abacate, Girassol e Coco que hidrata, reduz o frizz e as pontas duplas, e deixa os caracóis soltos e definidos. A frequência de utilização pode ser feita de 2 em 2 horas e/ou sempre após banhos de mar / piscina.
  • Por último, mas definitivamente não menos importante: bebe muitos líquidos e, em casa, depois de um duche, aplica o Creme de Pentear da linha Meus Cachos Levinho e Gostoso, que além de ter proteção solar, também atua para combater a poluição, vento e químicos em excesso para te protegeres no dia a dia até a próxima lavagem.

Agora que já sabes como funciona, quais produtos podes usar e por que é tão importante o protetor solar para cabelo, procura informares-te também sobre o Cronograma Capilar, rotina de cuidados ideal para quem sente que o cabelo está excessivamente danificado e pode se beneficiar de doses extras de nutrição, hidratação e reconstrução.

 Partilha este conteúdo e aproveita o verão com proteção! =)