Olá!

Se buscas informações sobre cuidados com os teus caracóis, vieste ao blog certo.
Nos canais de comunicação da Embelleze, recebemos muitas perguntas sobre a transição capilar e os produtos indicados para ter um cabelo saudável, lindo e cheio de personalidade. Para tirar todas as dúvidas e dividir connosco todo a sua experiência, entrevistamos a Liliana Pereira, consultora capilar e mentora da Caracóis Saudáveis - plataforma online que tem como missão ajudar pessoas a melhorar a autoestima, através da partilha de informação com base no Método Curly Girl.
 
Embelleze Europe: Quais os cuidados e produtos que você usa? Como é a rotina de cuidado de cada tipo de cabelo? Comparação entre os cuidados de cacheados (tipos 2,3 e 4) x liso.

Caracóis Saudáveis:
 Cuido do meu cabelo dando-lhe todos os mimos que ele merece, usando as premissas do Método Curly Girl (CG):
* Uso produtos compatíveis com o CG, tendo sempre uma opção de cowash, champô sem sulfatos, condicionador e 2 máscaras (com e sem proteína), um creme de pentear e um gel/gelatina.
 
* Gosto de usar as mãos para aplicar os produtos - massajar, desembaraçar e finalizar.
 
* Aposto na prevenção de danos, protegendo o meu cabelo sempre que possível, quer no dia-a-dia, quer para dormir (uso fronha de cetim luxuoso - Caracóis Saudáveis).
 
A rotina capilar adequada depende não só do tipo de cabelo, como das suas características (porosidade, densidade, espessura, etc), das atividades do dia a dia e das preferências (volume, definição, fator encolhimento, etc). O estado do tempo também influencia!
 
Há tantas variáveis que é muito difícil estabelecer uma rotina capilar específica . Já fiz mais de 200 consultorias capilares personalizadas e ainda não repeti uma rotina capilar! A grande diferença entre cuidados de cabelo com caracóis (ondulado, encaracolado ou crespo) e liso, será a forma de finalizar. Quem tem caracóis gosta de apostar numa finalização com produtos e técnicas que promovam a definição e/ou o volume. Quem tem cabelo liso, costuma apostar numa finalização que garanta a hidratação do cabelo entre lavagens.
 
EE: Você já fez transição capilar? Quais as dicas para quem quer fazer a transição ou para quem está passando pela transição capilar.
CS: Eu fiz transição de cabelo danificado para cabelo saudável. Apesar de ter perdido os meus caracóis, não foi na sequência de alisamento.
 
No entanto, acompanho várias mulheres que estão nesse processo ou já o conseguiram ultrapassar. Sei que exige muita força de vontade porque não é um processo fácil. Tem implicações não só externas, mas também internas. É preciso ter-se a certeza de que é isso que se quer.
 
Admiro muito as mulheres que tomam esta decisão e que conseguem levar até ao fim! Muitas têm de passar por um big chop (corte de todo o cabelo alisado), e podem sentir que é castrador, não só do comprimento do cabelo, como da sua feminilidade. Mas também sei que é muito libertador e que depois se tem uma vida inteira para se usufruir de um cabelo natural saudável.
 
EE: O que é o Método Curly Girl? Quais as suas vantagens? Por que fazer o método? O cabelo fica mais saudável se utilizar produtos exclusivos do método CG?
CS: O Método Curly Girl (CG) foi criado por Lorraine Massey, uma cabeleireira que percebeu que existiam muitas mulheres que não sabiam cuidar do seu cabelo natural e recorriam a alisamentos, andavam sempre de cabelo apanhado, danificado e eram infelizes.
O CG pretende ser uma filosofia de cuidados de cabelo com o intuito de o tornar mais saudável e simplificar a rotina capilar. Para tal, recomenda alguns cuidados na seleção de produtos compatíveis (sem sulfatos, silicones, derivados de petróleo, ceras, álcoois secantes ou parabenos) e alguns cuidados com o cabelo (não usar calor excessivo, não escovar a seco, substituir toalha tradicional por t-shirt ou microfibra, entre outros).
O CG tem muitas vantagens, não só as óbvias como conseguir ter um cabelo e couro cabeludo mais saudáveis e de conhecer o nosso cabelo, mas também o conseguir melhorar a nossa autoestima!
Por tudo isto, recomendo que toda a gente experimente, independentemente do tipo de cabelo ou género! Surpreende-te com o potencial do teu cabelo! Eu sou um claro exemplo disso!
Veja todos os produtos compatíveis com o método Curly Girl da Embelleze no site.
EE: Fale um pouco sobre o método do Cowash ou algum método diferente e os seus resultados. Por exemplo: lavar o cabelo apenas com o condicionador.
CS: O cowash é a técnica de lavagem com condicionador, em substituição do champô. Eu sei que é algo estranho para quem nunca experimentou, mas pode fazer a diferença em cabelos que precisam de hidratação.
 
Não pode ser usado qualquer condicionador, uma vez que precisa de ser compatível com o CG. Existem produtos desenhados especificamente para este fim. Também, é necessário aliar a uma boa massagem do couro cabeludo para garantir uma limpeza eficaz.
 
Outra técnica que algumas pessoas não estão habituadas a fazer e podem estranhar, é usar gel/gelatina nos seus caracóis. Eu também estranhei, mas ajuda bastante a manter a definição do cabelo! Basta aplicar um pouco a seguir ao creme de pentear, amassando os caracóis, de baixo para cima. Uma das minhas gelatinas preferidas é a Segura Tudo da Novex! Assim que o cabelo secar totalmente, é possível que fique aquele efeito de molhado (duro), mas basta amassar os caracóis que o efeito de duro desfaz-se, ficando o cabelo solto e leve!
 
ES: No e Low poo: vantagens e desvantagens das técnicas para os cabelos. São métodos comparáveis com o método Curly Girl?
CS: O No e Low Poo são técnicas adaptadas do Método Curly Girl, sendo referida a Lorraine Massey como autora dos mesmos. No entanto, esta foi uma adaptação do CG realizada há vários anos, no Brasil, totalmente focada nos ingredientes dos produtos usados. 
Provavelmente por ser difícil encontrar produtos compatíveis com o CG, foi criado o No e Low Poo. Estas técnicas são menos restritivas em termos de ingredientes e garantiu o acesso a produtos liberados. No entanto, hoje em dia já existem muitas opções de produtos compatíveis e o Método Curly Girl é muito mais do que os produtos usados.
Tratam-se de formas de cuidados do cabelo diferentes e, conhecendo as bases e o objetivo do Método Curly Girl, fiz desta a minha escolha.
 
EE: Qual a mensagem final para as meninas que ainda não sabem cuidar e querem aprender a cuidar e amar seus caracóis?
CS: Ninguém deve saber cuidar do teu cabelo melhor do que tu! Tu podes tomar a decisão de conhecer o teu cabelo e tratar dele conforme ele merece, diariamente! É libertador ter um cabelo saudável, simplificar a tua rotina capilar e sentir-te bem contigo mesma! Uma mulher de elevada autoestima reconhece o seu valor e atrai felicidade! 
 
Siga as Caracóis Saudáveis nas mídias sociais: www.instagram.com/caracoissaudaveis
Clica para comprar os produtos do Método Curly Girl
By Embelleze Europa 0 comment

Share:

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Please note, comments must be approved before they are published

Just added to your wishlist:
My Wishlist
You've just added this product to the cart:
Go to cart page
×
Welcome Newcomer
English
English